APLICADA À
REABILITAÇÃO
A terapia por fotobiomodulação consiste em uma forma de tratamento que utiliza fontes de luz não-ionizantes, como lasers e LEDs, com comprimentos de ondas nas faixas visível e infravermelha do espectro eletromagnético.
A energia luminosa ao ser aplicada nos tecidos biológicos sofre interação com diferentes cromóforos, resultando em efeitos fotoquímicos, que irão desencadear efeitos fisiológicos e terapêuticos, incluindo, redução de dor, cicatrização de tecidos, drenagem de edemas, redução de processos inflamatórios e melhora de performance muscular. Esses efeitos são de extrema relevância no processo de reabilitação de pacientes com diferentes tipos de afecções.
Dentre os agentes eletrofísicos utilizados atualmente, a terapia por fotobiomodulação configura-se como uma das modalidades com maior nível de evidência científica. Dessa forma, é imprescindível que os profissionais que trabalham na área da reabilitação dominem esse importante recurso terapêutico, desde as suas bases físicas, como ocorre o processo de interação da luz com os tecidos biológicos, principais efeitos fisiológicos e terapêuticos, dosimetria e contraindicações.
A proposta desse curso é esclarecer esses conceitos supracitados e fornecer o embasamento técnico-científico para que os profissionais possam utilizar esse recurso de forma segura e eficaz, melhorando assim a recuperação de seus pacientes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Curso com Certificado de Conclusão | Carga Horária: 15 horas
-
Evolução histórica sobre o uso da luz como forma de terapia
-
Mecanismo de produção do laser
-
Classificação do laser segundo o material ativo
-
Classificação do laser segundo a potência de emissão
-
Tipos de fonte de luz
-
Características e diferenças entre laser, LED e a luz comum
-
Conceito de fotobiomodulação
-
Principais comprimentos de onda utilizados clinicamente e suas respectivas localizações no espectro eletromagnético
-
Efeitos e indicações dos diferentes comprimentos de onda utilizados clinicamente
-
Interação da luz com os tecidos biológicos
-
Teoria fotoquímica
-
Efeitos fisológicos e terapêuticos
-
Conceitos dosimétricos
-
Potência
-
Irradiância
-
Energia
-
Densidade de energia
-
Dosimetria para diferentes condições clínicas
-
Técnicas de aplicação
-
Diferentes equipamentos diponíveis no mercado nacional, vantagens e desvantagens de cada um
-
Principais aplicabilidades clínicas, sugestões dosimétricas e evidências científicas para:
-
Cicatrização de tecidos
-
Processos inflamatórios
-
Analgesia
-
Performance muscular
-
Cuidados e Contraindicações
BENEFÍCIOS QUE IRÃO TRANSFORMAR A SUA CARREIRA
ampliação de conhecimento:
Participar do curso de Fotobiomodulação proporcionará a oportunidade de você adquirir um conhecimento aprofundado sobre essa terapia inovadora.
segurança e eficácia:
O curso permitirá que você aprenda a utilizar equipamentos de Fotobiomodulação de maneira eficaz e segura, aproveitando assim, os benefícios dessa tecnologia.
tratamento não invasivo:
A Fotobiomodulação é uma abordagem não invasiva, tornando-a uma opção segura e confortável para pacientes que desejam evitar procedimentos mais invasivos.
versatilidade de aplicações:
A técnica pode ser aplicada em diversas condições clínicas e em diferentes áreas da saúde.
efeitos colaterais mínimos:
Comparada a certos tratamentos farmacológicos, a Fotobiomodulação apresenta riscos mínimos de efeitos colaterais, tornando-a uma opção segura para muitos pacientes.
base científica sólida:
Um curso bem estruturado oferece uma base científica para compreender os mecanismos e as evidências que sustentam os benefícios da Fotobiomodulação.
melhoria na prática profissional:
Ao dominar a fotobiomodulação, você pode melhorar a qualidade de seus tratamentos, proporcionando resultados mais eficazes e satisfação aos pacientes.
complemento a outras melhorias:
A Fotobiomodulação pode ser usada como um complemento a outras abordagens terapêuticas, potencializando os resultados clínicos.
escolha do equipamento:
No curso, são apresentados equipamentos nacionais e importados, com análise de suas vantagens e desvantagens, para facilitar a escolha do equipamento mais adequado às suas necessidades.